segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dia dos Pais



Ser pai é ser ...
Ser pai é ser criança,
aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas
Pois só assim é que se cresce
Ser pai é ser filho,
seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais
Pois eles só querem o nosso bem

Ser pai é ser irmão,
sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos
Pois desta maneira se treina para paternidade

Ser pai é ser amigo,
compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai
Pois eles retribuirão com gratidão

Ser pai é ser avô,
observando e encaminhado os filhos a serem bons pais
Pois eles conseguirão a maturidade

Ser pai é ser mestre,
espalhando a sabedoria e seus conhecimentos
Pois é assim que se constrói um mundo melhor

Ser pai é ser pai,
orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho
Pois só assim se obtém a felicidade

Ser pai é ser como Cristo,
educando e praticando seus ensinamentos
Pois é assim que se conquista a bênção de Deus.
Autor - Marcos Leandro






Maus pais
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, ainda quando for velho não se desviará dele.” Prov. 22:6
Um dia, quando os meus filhos forem crescidos suficientes para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer: eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão?
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês duas horas, enquanto limpavam o seu quarto; tarefa que eu teria realizado em quinze minutos?
Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por você: o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos?
Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade de suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração?
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para lhes dizer não, quando sabia que poderiam me odiar por isso? Essas eram as mais difíceis batalhas de todas! Estou contente, venci... porque no final vocês venceram também!
E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e mães; meus filhos vão dizer quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era “má”: Sim... Nossa mãe era “má”. Era a mãe mais “má” do mundo.
As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos e torradas.
As outras crianças bebiam refrigerantes e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos de comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Elas nos obrigavam a jantar à mesa, bem diferente das outras mães que deixaram seus filhos comerem vendo televisão. Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que fazíamos com eles. Insistia que lhe disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis do trabalho infantil. Nós tínhamos de lavar a louça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar ao chão, esvaziar o lixo, que trabalhos cruéis. Eu acho, que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer no dia seguinte!
Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler os nossos pensamentos!
A nossa vida era mesmo chata. Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos. Tinham de subir, bater à porta para que ela os conhecesse. Enquanto todos podiam sair à noite com doze ou treze anos, nós tínhamos de esperar pelos dezesseis anos. Por causa da nossa mãe, nós “perdemos imensas experiências da adolescência.”
Nenhum de nós esteve envolvido em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
Foi tudo por causa dela. Graças a Deus agora que já somos de casa, nós somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos “pais maus” tal como nossa mãe foi. Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje. “Não há suficientes mães más...”
Queridos pais leia com atenção:
“O filho sábio, alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” Prov.10:01

Escola Monteiro Lobato de Jandaia - Agosto/2009 Grupo Gestor

Nenhum comentário:

Postar um comentário